sábado, 14 de junho de 2014

ALGUMAS ELUCIDAÇÕES SOBRE O CAP.XII DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

"AMAI OS VOSSOS INIMIGOS"

(APRESENTAÇÃO NA RADIO ALTERNATIVA FM 87.5 NAZARÉ -BA)

Observa-se o choque da palavra INIMIGO que Jesus aborda. Será que temos inimigos ou adversários?
Tanto o conceito de um ou de outro, a palavra ainda nos é pobre em seu significado, não é a toa que Kardec se preocupou tanto em aplicar as terminologias para tratar alguns assuntos do espiritismo.
Reflitamos. na primeira parte do capítulo, Jesus coloca um aspecto : AMAR
É o primeiro ponto de partida. No entanto, observe que não é apenas colocar a pessoa que você chama de inimigo no mesmo lugar no coração que você tem para com um amigo. Pode vir a ser, porém o caminho para se chegar a isso, requer uma análise mais profunda.




Se já pensou mal de seu chefe, vizinho, marido, namorado, é um dos exemplos que mais se apresenta como característica do próprio planeta. Nossas imperfeições refletem o que o mundo ainda é.
Veja que a ideia de inimigo pode residir em situações como essa. Não ser cortês com as pessoas, não dar bom dia, não ser gentil, etc. Pode-se inclusive surgir desavenças na própria família, gerando ressentimentos e mágoas até a vida adulta.

E Jesus recomenda no evangelho que devemos compreender que amar não é fácil, no entanto não devemos desejar vingança. porque ela é que faz o indivíduo ser pior do que a ofensa que recebeu. Então, percebe-se que o ressentimento nasce da falta de respeito às divergências, as diferenças. Quem nos disse que deve haver consenso em tudo? Respeitar as divergências indica equilíbrio interior e principalmente não alimentar vingança!
Agora, se a pessoa faz algo ou diz que te deixa em desequilíbrio o problema é contigo, meu irmão e não dela. Ás vezes custa perceber isso, mas é uma grande realidade. Eu sei o que é isso porque também já ocorreu comigo.
Aí te pergunto: Quem são seus inimigos senão seus próprios sentimentos e pensamentos?
Tem gente que ainda tem o costume de fazer aniversário com as suas dores e mágoas dizendo : Vai fazer 20 anos que tenho ódio de fulano". Quando vamos perceber que estes conflitos podem ser evitados?

O inimigo é um necessitado assim como nós o somos! E talvez ainda mais que nós. se não há aparente motivo de tanto ódio, compreenda que são mágoas que um dia passarão, mas que de início ficarão mal resolvidas e gravadas no perispírito e que ao reencarnarmos surge a antipatia. (Pergunta 390 do Livro dos espíritos)
Então, precisamos resolver esses embates, discórdias e antipatias com uma capacidade que todos nós temos e não desenvolvemos muito, porque não damos atenção ao que chama Jesus neste capítulo.
Que é a EMPATIA. Companheira de outra chamada ALTRUÌSMO. Essa capacidade de se colocar-se  no lugar do outro e ajudar o próximo é uma de nossas grande metas para o desenvolvimento moral.
Esse inimigo um dia será amigo! 

Busquemos, meus amigos, para o nosso equilíbrio interior, respeitar mais o outro, evitando pensamentos negativos, evitando julgamentos e expectivas a fim de sermos mais felizes. Criemos uma atmosfera mais harmônica em nossas relações, evitando controles e subjugações. Sigamos pois, felizes pois é assim que DEUS quer!





Nota: Em seu Evangelho no Lar você pode fazer a prece para os inimigos desencarnados que está nas páginas finais do Evangelho Segundo o Espiritismo.


Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário